Bolsas que o Enem te Garante

O Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) abre inúmeras portas para alunos de todas as partes do país que estão saindo da escola. O Enem não se limita apenas a vagas nas Universidades Federais que são disputadas através da nota contraída no Sistema de Seleção Unificada o SISU.

A nota que o candidato tira no Enem é usada como critério de acesso ao Ensino Superior nas entidades públicas, privadas e tecnológicas. Os candidatos que desejam fazer uma universidade em uma instituição pública é obrigatório fazer o Enem.

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Universidades no Exterior

A nota que o candidato obtém ao fazer a prova do Enem também é usada como critério para que possa estudar no exterior com o auxílio do governo. O mais importante é que o auxílio não é por apenas um semestre ou dois como ocorre com o Ciência Sem Fronteiras e de graduação-sanduíche da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes).

Em Portugal duas universidades fornecem vagas para alunos brasileiros são elas: a Universidade de Coimbra e a Universidade da Beira Interior (UBI), em Covilhã, os candidatos que desejam participar nas universidades em 2016 poderão usar a nota que tiveram no Enem de 2013 e 2014. Para o universitários que estudam na área de exatas e optarem pelo Ciências Sem Fronteiras poderão estudar em instituições de ensino e pesquisa por todo o mundo.

Cursos na área Tecnológica

Os candidatos do Enem que não obtiveram nota suficiente para ingressar em um curso de nível superior poderão se candidatar as vagas pelo Sistema de Seleção Unificada da Educação Profissional e Tecnológica (Sisutec) como parte do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec).

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Além disso, estudantes que forem maio de 18 anos podem terminar o Ensino Médio por meio do Exame Nacional do Ensino Médio. O Enem oferece inúmeras oportunidades para os estudantes brasileiros para que obtenham melhor formação em todas as áreas com o objetivo de conquistar uma vaga no mercado de trabalho, seja por intermédio de cursos técnicos ou por cursos de nível superior. Invista no Enem em 2016 e garanta sua vaga em uma universidade ou em um curso técnico de sua preferência.

Recomendados para você: