Cadastro Enem 2016 – Documentos

Muitos jovens estão se preparando desde a primeira série do ensino médio para os dias de prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Todos os estudantes já podem fazer a inscrição no Enem 2016, das 10h do dia 25 de maio até 23h59 do dia 5 de junho (horário oficial de Brasília-DF), exclusivamente pela internet.

As provas ocorrem nos dias 24 e 25 de outubro. Leia o edital com atenção e preencha todos os campos solicitados de forma precisa.

(Foto: divulgação)

(Foto: divulgação)

Enem Inscrição

Neste ano, os alunos isentos da inscrição que não forem fazer a prova nos dois dias, sem apresentar justificativa, perderão a isenção para a prova de 2016. A medida foi tomada porque no Enem 2014, dos 8.721.946 candidatos, 28,6% estavam ausentes e 65% dos faltosos estavam incluídos na isenção.

Quem não for isento pagará a taxa é de R$ 63 (sessenta e três reais), podendo ser efetuada por meio de GRU simples (boleto), gerada no ato de inscrição. Este boleto fica com o candidato que pode reimprimir durante todo o período de inscrições. O pagamento do boleto do Enem deve ser feito até as 21h59 do dia 10 de junho de 2015. Em caso de falta de pagamento, a inscrição não será efetivada.

Enem Documentos para Inscrição

Para fazer a sua inscrição, você precisará de um CPF e da Carteira de Identidade (RG). No dia da prova, aidentificação é obrigatória e os documentos exigidos para a sua identificação são: RG (Carteira de Identidade), Carteira de Trabalho e Previdência Social ou Carteira Nacional de Habilitação com uma foto sua.

(Foto: Divulgação)

(Foto: Divulgação)

Passo a Passo Inscrição Enem

Para começar sua inscrição, diga o número do seu CPF e a sua data de nascimento. Depois, escolha a imagem correta para a afirmação. Em seguida, preencha todos os campos obrigatórios.  Os dados cadastrados junto ao seu CPF serão automaticamente preenchidas, a partir dos dados fornecidos pela Receita Federal.

A única informação que pode ser alterada é o sexo. Caso tenha algo equivocado, você deve procurar a Receita Federal para verificar no seu cadastro antes do término do período de inscrição. Preste atenção aos campos obrigatórios e preencha-os.

O segundo passo é criar uma senha de acesso, você pode usar só letras e números, com diferenciação entre maiúsculas e minúsculas. Este será sua senha para acompanhar o andamento da inscrição e os seus resultados no Enem. Caso precise de atendimento diferenciado no dia da prova, lembre-se de informar.

Continue informando o que é pedido, até finalizar o cadastro no Enem.

Recomendados para você: