Como Passar no Enem 2018 Estudando em Casa?

O ENEM 2018 está chegando. O edital já foi lançado, as inscrições devem começar em menos de dois meses e milhares de estudantes estão se preparando para a prova que promete ser uma das mais difíceis dos últimos tempos. Nem todo mundo tem condições de pagar por um cursinho, por isso a melhor alternativa é estudar em casa, com o auxílio de materiais como apostilas, sites, PDF’s, vídeo aulas, entre outros.

A seguir, veja como passar no ENEM 2018 estudando em casa.

Estudar para o Enem Grátis

A internet está recheada de conteúdos ótimos gratuitos para quem quer passar no ENEM. É possível encontrar material sobre todas as disciplinas e assuntos do ensino médio, assim como exercícios, simulados e vídeos explicativos. Alguns sites ganham destaque entre os demais, justamente por oferecem todas essas informações de forma organizada, intuitiva e que realmente auxilia o estudante.

Como Passar no Enem 2018 Estudando em Casa? (Imagem: Divulgação)

Como Passar no Enem 2018 Estudando em Casa? (Imagem: Divulgação)

Um dos sites indicados para quem deseja estudar de graça é o Khan Academy. O objetivo do site é oferecer conhecimento de forma divertida e descontraída. Há também o Brasil Escola, onde você encontra todos os assuntos do ensino regular abordados de forma simples para o entendimento.

Como Estudar para o Enem Sozinho

Estudar sozinho para o ENEM pode nem sempre ser uma tarefa fácil ou divertida, como com os sites que mencionamos. Exige disciplina por parte do estudante, assim como foco, concentração e organização. Não há uma fórmula certa para estudar sozinho e conseguir passar: você precisará encontrar o método que funciona no seu caso.

A melhor forma de estudar sozinho é criar um plano de estudos. Pesquise os principais assuntos do ENEM e determine quais matérias ou áreas de conhecimento serão estudadas durante os dias da semana. Estabeleça horários para as leituras e para realização de exercícios. Sempre reserve também um espaço para um simulado a cada quinze dias, no mínimo, e não se esqueça de praticar a redação semanalmente.

Como Estudar para o Enem 2018

Estudar para o ENEM 2018 também engloba se preparar para a redação. São diversos temas que ainda podem ser abordados, sem falar que é preciso ficar antenado nos últimos acontecidos do Brasil e do mundo, e conhecer suas principais características e detalhes.

Como Passar no Enem 2018 Estudando em Casa? (Imagem: Divulgação)

Como Passar no Enem 2018 Estudando em Casa? (Imagem: Divulgação)

O mais indicado é que você separe até dois temas por semana para escrever sobre. Se for possível, leve as redações para serem corrigidas com profissionais. Quanto mais você praticar, mais pronto estará para o dia da prova, além de que terá argumentos para diversos assuntos que podem vir a ser abordados. Praticar a redação em casa também te dá a oportunidade de aprender a administrar o seu tempo e assim conseguir fazer tudo com calma no dia da prova.

3 Dicas Infalíveis Para Mandar Bem no Enem

Para se dar bem no ENEM você também pode seguir nossas 3 dicas infalíveis que irão te motivar nos piores dias e te incentivar a continuar estudando. Anote nossas dicas:

1 – Saiba porque você está fazendo isso

É importante que os seus objetivos estejam bem claros e que você tenha consciência de porque está fazendo todo esse esforço. Deve ser por algo que você realmente sonha e deseja, pois assim será fácil se lembrar do motivo pelo qual você está deixando de sair com seus amigos, por exemplo.

Acesse e saiba mais sobre: Inscrições Enem 2018!

2 – Saiba o momento de parar

Você não é uma máquina e estudar demais só irá lhe fazer mal, ao invés de contribuir para o seu aprendizado. Você precisa se dar um descanso, não se cobrar tanto e ter uma hora destinada para relaxar. Estude no máximo seis horas por dia, fazendo intervalos para caminhar e se alimentar.

Como Passar no Enem 2018 Estudando em Casa? (Imagem: Divulgação)

Como Passar no Enem 2018 Estudando em Casa? (Imagem: Divulgação)

Não exija demais do seu cérebro ou o efeito pode ser contrário.

3 – Determine o seu plano de estudos pelo seu curso

A quantidade de horas que você precisa estudar também pode depender do curso desejado. Se é um curso extremamente concorrido, como Medicina ou Direito, você precisará estudar e se dedicar mais, do que alguém que deseja entrar em um curso cuja média não passe de 650.

Recomendados para você: