Enem 2016 – Datas de inscrições e expectativas

Todos os estudantes precisam fazer o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) para ingressar no ensino superior. A nota do exame é utilizada no processo seletivo das principais universidades públicas e institutos de tecnologia do país e nos programas governamentais de financiamento e custeio à educação e capacitação de jovens.

Devido a sua importância, a prova é aguardada por candidatos do Brasil inteiro e os interessados devem se preparar para a inscrição do Enem 2016 que começa no mês de maio.

Enem Inscrições

Enem (Foto: divulgação)

Datas do Enem 2016

O período de inscrição acontece do dia 25 de maio ao dia 05 de junho. As inscrições somente serão validadas depois do pagamento da taxa, com data de limite até o dia 10 de junho, para aqueles que não são isentos.
A prova do Enem 2015 acontecerá nos dias 24 e 25 de outubro e o edital, com todas as informações, será publicado no Diário da União no dia 18 de maio, segunda-feira.

As provas serão realizadas no sábado, com duração de 4 horas e meia e no domingo, com duração de 5 horas e meia. Neste ano, a prova só terá início a partir das 13h30, com o fechamento dos portões exatamente às 13 horas, de acordo com o horário oficial de Brasília.

Pagamento da Taxa do Enem 2016

A taxa do Enem de 2016 será maior do que a da edição do ano anterior, passando de R$ 35,00 para R$ 63,00. Somente alunos matriculados no terceiro ano do Ensino Médio da rede pública terão direito à isenção automática.

Os outros candidatos que desejarem a isenção devem comprovar carência, seguindo as regras do edital. Os alunos que forem isentos e faltarem à prova, automaticamente, perdem o direito à isenção para os próximos exames.

enem inscrições

Enem (Foto: divulgação)

Mudanças na Inscrição do Enem

Antes, os candidatos recebiam em suas residências o Cartão de Confirmação que traz, entre outras informações, o local de prova do Enem.

Agora, o cartão não será mais enviado pelos Correios e os candidatos devem acessá-lo diretamente no site do Enem, sendo que não há necessidade de imprimi-lo e levá-lo no dia da prova.
Para a inscrição, o candidato deverá ter um e-mail próprio e um número de telefone válido (celular ou fixo). Um mesmo e-mail não será aceito para várias inscrições.

Expectativas para o Enem 2016

Na edição do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2016, mais de 8,7 mil estudantes se inscreveram e a expectativa é que no ano de 2016, mais de 9 milhões façam a prova. As mudanças devem garantir maior segurança contra o vazamento de informações sobre as provas e também diminuir o número de faltosos.
A prova do Enem envolve conhecimentos gerais da atualidade e interpretação textual das questões. Também é realizada uma redação que geralmente abrange temas do cotidiano, por isso é necessário que os estudantes estejam atentos às notícias e às discussões na imprensa e na sociedade.

Recomendados para você: