Enem 2016 e Prouni

Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) é uma prova elaborada pelo Ministério da Educação para verificar o domínio de competências e habilidades dos estudantes que concluíram o ensino médio. O Enem é composto por quatro provas de múltipla escolha, com 45 questões cada, e uma redação.

Muitas pessoas têm dúvidas de como funciona o Prouni

Muitas pessoas têm dúvidas de como funciona o Prouni

Com a nota do Enem, o estudante pode se inscrever no Sistema de Seleção Unificada (Sisu) , sistema criado pelo governo para selecionar alunos para as instituições públicas de ensino superior. O candidato pode escolher dois cursos de graduação, de diversas instituições brasileiras, de todos os Estados brasileiros. A cada dia o sistema gera as notas de corte das carreiras e assim o estudante pode ter ideia se sua pontuação é suficiente para ser aprovado no curso pretendido.

Os estudantes também utilizam o Enem para conseguir uma bolsa de estudos em uma universidade particular por meio do Programa Universidade Para Todos (Prouni) .

O que é o Prouni?

O Programa Universidade para Todos (Prouni) é um programa do Ministério da Educação, criado pelo Governo Federal em 2004, que concede bolsas de estudo integrais e parciais (50%) em instituições privadas de ensino superior, em cursos de graduação e sequenciais de formação específica, a estudantes brasileiros, sem diploma de nível superior.

Podem se inscrever no Prouni , os candidatos que não possuam diploma de curso superior e que irão participar do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2016 e tenham obtido no mínimo 450 pontos na média das notas do Exame. É preciso, ainda, que tenham obtido nota acima de zero na redação.

Para concorrer às bolsas integrais o candidato deve ter renda bruta familiar de até um salário mínimo e meio por pessoa. Para as bolsas parciais (50%), a renda familiar bruta mensal deve ser de até três salários mínimos por pessoa. Além disso, o candidato deve satisfazer a pelo menos uma das condições abaixo:

  • ter cursado o ensino médio completo em escola da rede pública;
  • ter cursado o ensino médio completo em escola da rede privada, na condição de bolsista integral da própria escola;
  • ter cursado o ensino médio parcialmente em escola da rede pública e parcialmente em escola da rede privada, na condição de bolsista integral da própria escola privada;
  • ser pessoa com deficiência;
  • ser professor da rede pública de ensino, no efetivo exercício do magistério da educação básica e integrando o quadro de pessoal permanente da instituição pública e concorrer a bolsas exclusivamente nos cursos de licenciatura. Nesses casos não há requisitos de renda.

Enem 2016 e Prouni

O Enem 2015, novamente será a porta de entrada em muitas universidades e faculdades de todo o país através do Sisu e Prouni.

O Enem 2016, novamente será a porta de entrada em muitas universidades e faculdades de todo o país através do Sisu e Prouni.

Prouni 2016 realizará inscrições e deverá divulgar os resultados de sua primeira etapa no primeiro semestre de 2016.  Mantenha-se informado através do site: www.prounialuno.mec.gov.br. O que você deve fazer para garantir uma das vagas é já ir começando a estudar e treinar para fazer a prova que esse ano promete ser ainda mais concorrida do que no ano anterior.

Recomendados para você: