Enem 2016 Inep

Todos os anos, milhares de pessoas, entre jovens e adultos, prestam o ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio). Criado inicialmente com o objetivo de medir a eficácia do Ensino Médio brasileiro, hoje o ENEM tem uma representatividade muito mais ampla, sendo peça chave para aqueles que desejam ingressar em uma instituição de ensino superior federal, através do SiSU (Sistema de Seleção Unificada), ou até mesmo adquirir uma bolsa de estudos ou financiamento através dos programas ProUni (Programa Universidade para Todos) ou FIES (Fundo de Financiamento Estudantil).

Como elemento principal para o ingresso em universidades através destes meios, ou até mesmo como parte integrante de um processo seletivo próprio, adotado por algumas universidades estaduais, o ENEM, atualmente, representa uma das provas mais disputadas do país, sendo até mesmo chamado de Maior Vestibular do Brasil.

Foto: divulgação

Foto: divulgação

INEP e o ENEM 2016

O ENEM 2016, como em todas as suas edições anteriores, é aplicado e elaborado pelo INEP (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas), que não apenas se responsabiliza pela organização do exame, como também administra o site específico do ENEM, e edita seus comunicados, cuida da inscrição e até mesmo estabelece o valor da taxa de inscrição de acordo com a inflação do país.

Quando criado, o ENEM tinha sua inscrição realizada pelos correios, mas com o crescimento da tecnologia e os investimentos voltados para a educação que são repassados com o objetivo de aperfeiçoar a prova, atualmente o ENEM possui inscrição realizada apenas de maneira Online, sendo necessário, por tanto, um computador com acesso à internet para realiza-la.

O relacionamento do Exame com sua banca organizadora tem se mostrado uma formula de sucesso, uma vez que o INEP cada vez mais se empenha para que o exame realmente meça o conhecimento dos candidatos e possa ser, pouco a pouco, o substituto natural para os vestibulares, seguindo o modelo Norte Americano do SAT, prova que é utilizada para o ingresso em todas as faculdades do país.

Inscrição do ENEM 2016 – Site do INEP

Para realizar a inscrição é necessário acessar ao site www.enem.inep.gov.br e preencher o formulário online de inscrição. Lembrando que para alunos que concluirão o ensino médio em 2016 a inscrição é livre de taxa, porém, para alunos do 2º ano, que prestarão a prova como treineiros e para aqueles que concluíram o ensino médio em anos anteriores, existe uma taxa de inscrição no valor de R$ 63,00.

Imagem: Divulgação

Imagem: Divulgação

Se o inscrito não tiver condições de arcar com a taxa, na primeira semana de inscrição é possível solicitar a isenção de taxa mediante ao envio de formulário e uma declaração de hipossuficiência, ou seja, uma declaração de pobreza, alegando que o pagamento da taxa pode prejudicar a subsistência da família. O período para a isenção da taxa costuma durar uma semana, a contar da abertura das inscrições, por tanto, é necessário estar sempre atento ao site do INEP para não perder os prazos.

Recomendados para você: