Enem 2016 Passo a Passo

O Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) é usado para avaliar o ensino das escolas de todo país e também para saber até onde vai o conhecimento dos estudantes. É o maior exame do país e por isso ele merece ser explicado passo a passo para ser entendido por aqueles que ainda têm dúvidas. Para quem acha que o Enem pode ser feito apenas pelos estudantes e jovens, está errado. Independente da idade, qualquer um pode fazer o exame, tanto para acabar a escola e entrar em uma faculdade ou apenas testar o nível de conhecimento.

Inscrições e data das provas do Enem 2016

Já estamos nos aproximando da data das inscrições, está previsto para começar entre Maio e Junho junto com o edital contendo as regras. As datas das provas também só vão ser divulgadas no edital, mas tudo indica que será entre outubro e novembro. O que sabemos é que vai ser em um final de semana, sendo 4 horas e meia no sábado e 5 horas e meia no domingo. As notas do Enem 2016 devem ser divulgadas em Janeiro de 2017.

Confira as suas notas do Enem 2015 aqui. 

Para se inscrever é muito simples. Acessando o site do INEP você digita seu CPF e data de nascimento e logo após é pedido uma série de informações pessoais. Na inscrição, você deve escolher o local da prova e informar se precisa de alguma ajuda especial na hora do exame.

Imagem:Divulgação

Enem. Imagem:Divulgação

Todos os anos o Enem tem uma taxa de inscrição que esse ano vai ser no valor de R$ 35,00 que é pago por boleto bancário. Para ser isento dessa taxa, você precisa estar cursando o ultimo ano o ensino médio ou declarar baixa renda. Mas lembre-se que precisa de documentos para provar isso caso o INEP peça.

Logo após que você fizer a inscrição e pagar a taxa ou receber a comprovação da isenção, receberá o cartão de confirmação. Mas se preferir, ele também pode ser impresso na página de inscrição do Enem. No cartão haverá todas as informações que você precisa saber para ir fazer o exame, o horário, local, o número da inscrição e a senha.

O que usar para fazer as provas e o que não usar

Todos sabem que existem regras e elas precisam ser cumpridas para que dê tudo certo e ninguém saia prejudicado. Quando você ler o edital vai saber de tudo que precisa ser respeitado, mas vamos falar de algumas dessas coisas aqui.

  • – Procure chegar 30 minutos antes de começar a prova. Depois do horário, ninguém mais entra e aí você perde sua chance.
  • – Fazer a prova apenas com caneta esferográfica preta transparente, não é permitido usar lápis, borracha, calculadora nem celular. Quem levar alguma dessas coisas, as mesmas poderão ficar em recipientes lacrados.
  • – Não converse durante a prova ou será desclassificado.
shutterstock_7604416

Enem 2015. Imagem:(Divulgação)

Dicas de Estudo para o Enem 2016

Não é nada fácil conseguir passar em uma prova, agora imagina em uma prova com 180 questões e uma redação dissertativa-argumentativa. Por isso, é sempre bom começar a estudar antes para ter um desempenho melhor na hora.

  • – No dia que antecede a prova, não estude. Aproveite para relaxar e descansar para acordar bem;
  • – Procure na internet as provas dos anos anteriores para ter uma base e tente fazer alguns exercícios. Outra dica boa, é ler jornal e revistas.
  • – Na internet também tem um site com as questões do Enem do ano de 2009 até 2014, funciona da seguinte maneira: Você escolhe a matéria e o site te dá questões aleatórias para você testar a sua capacidade e saber que está pronto para fazer o exame. O site é este aqui: http://questoesenem.ebc.com.br/avaliacao/principal/#.VRMTO_zF9d0
  • – No site do Enem eles também disponibilizam uma apostila que você pode comprar e estudar em casa.
  • – Na redação, preste bem atenção no que vai escrever e não fuja muito do assunto.

Como recuperar sua senha pessoal do Enem 2016

Caso você tenha esquecido sua senha, não se preocupe. Para recuperar você só precisa entrar no site do INEP, acessando o site você colocar seu CPF e a data de nascimento, com isso o sistema manda a senha para o e-mail que você cadastrou.

como-recuperar-senha-do-enem-2015

Recuperar senha. Imagem:(Divulgação).

Vantagens e benefícios do Enem

O principal benefício do Enem é poder entrar em faculdades tirando uma nota boa. Antes isso não era possível mas agora se você tirar uma nota alta pode entrar no Sisu, Fies, Sisutec e ProUni, entre outras milhares de faculdades que aceitam a nota do Enem como pontuação. E ainda conseguir bolsas integrais ou parciais.

Em outro caso, se você só quer terminar o ensino médio, com o Enem você elimina todas as matérias tirando uma nota alta no exame. E por último, algumas empresas hoje em dia, consultam o desempenho da pessoa no Enem para contratar.

Recomendados para você: