ENEM 2016, Expectativas e Inscrições

ENEM 2016, Expectativas e Inscrições

Criado em 1998, o Enem tem como objetivo avaliar o desempenho do estudante no fim do Ensino Médio. Podem participar do exame alunos que estão concluindo ou que já concluíram o ensino médio em anos anteriores.

Enem 2016

A edição do Enem 2016 teve 7.746.118 inscritos, de acordo com o INEP Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais. Mais de 5,7 milhões de candidatos fizeram o exame. Os participantes realizaram as provas em 4 versões diferentes, cor da capa Azul, Amarelo, Branco e Rosa, com 90 questões, sendo 45 sobre Ciências Humanas e suas Tecnologias e mais 45 sobre Ciências da Natureza e suas Tecnologias.

Imagem: Divulgação

Enem 2016. (Imagem: Divulgação).

Expectativas Enem 2016

A expectativa para o Enem 2016 é que o número de inscrições aumente, em relação a 2015, que teve um número menor de inscrições comparado ao Enem 2014.

Os programas educacionais como Fies, Sisu e ProUni utilizam a nota do Enem para avaliar os candidatos. Este ano houve cortes nesses programas e por isso o número de inscrições foi menor do que em 2014.

Gabarito Enem

O gabarito do Enem 2016 está disponível no portal do INEP http://portal.inep.gov.br/enem. A consulta é feita mediante a informação da senha e do número de inscrição do candidato no Enem 2016. As provas digitalizadas estão disponíveis desde sexta-feira, 30 de outubro.

Resultado Enem 2016

O resultado do Enem 2016 foi divulgado no dia 28 de outubro, na página do Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira) no endereço eletrônico http://portal.inep.gov.br/. No entanto, o resultado individual oficial será divulgado somente em janeiro com data a ser informada pelo Inep, na página http://enem.inep.gov.br/.

Simulado Enem

Para saber se está realmente preparado para o Enem você pode fazer um simulado da prova. Alguns sites disponibilizam diversos simulados, preparados por professores especializados com questões adequadas ao modelo de prova do Enem.

Os estudantes também podem testar seus conhecimentos por meio do simulado no Portal da Educação. O acesso é gratuito e funciona 24 horas por dia.

Imagem: Divulgação

ENEM 2016. (Imagem: Divulgação).

Questões que caem no Enem

O Enem cobra conteúdos aprendidos durante os três anos do Ensino Médio, veja abaixo quais sãos os principais assuntos cobrados no Enem.

Em física o foco deve ser os tópicos relacionados à mecânica, energia e eletricidade, principalmente circuitos elétricos de residências. Fenômenos ondulatórios e óptica também costumam aparecer.

Em química questões que envolvem chuva ácida, aquecimento global, tratamento da água e destruição da camada de ozônio, estequiometria, termoquímica e equilíbrios químicos estão sempre presentes na prova.

Em biologia o tema mais cobrado é ecologia, seguido por evolução, fisiologia e genética. Os alunos devem treinar bastante interpretação de gráficos e tabelas.

Em Linguagens, Códigos e suas Tecnologias, o estudante deve focar a atenção nas figuras de linguagem, em ambiguidade, intertextualidade, síntese e resumo, além de literatura e gêneros textuais. É importante ficar atento aos conceitos de denotação e conotação, que costumam ser cobrados e podem confundir o aluno.

Em matemática 99% das perguntas englobam conteúdo do nono ano do Ensino Fundamental e primeiro ano do Ensino Médio, também pode cair na prova funções de 1° e 2° graus. As questões de função podem aparecer com as mais variadas abordagens.

Em relação à Geografia o Enem costuma basear suas questões também nos aspectos que envolvem o Brasil, normalmente sobre indústria, água, energia, urbanização e impactos ambientais da poluição. Assim como em História, os temas sociais são sempre bem cotados para aparecer pela prova, como violência, conflitos por terra, crescimento populacional, entre outros.

Em Filosofia e Sociologia, a cobrança tem sido feita um pouco além de uma simples leitura e interpretação de texto.

Em História, estudar as conquistas trabalhistas, as conquistas das mulheres e os períodos de ditadura no Brasil (tanto a de Getúlio Vargas quanto a militar). Outro ponto importante que deve ser destacado é que a prova de Ciências Humanas, em geral, costuma pedir comparação entre textos, análise de imagens (charges, obras de arte, fotos), além da relação entre texto e imagem.

Inscrições Enem 2016

As inscrições do Enem 2016 ocorreram de 25 de maio a 5 de junho. No ato da inscrição, os candidatos tiveram que informar um número de celular ou de telefone fixo válidos, bem como cadastrar um endereço eletrônico (e-mail), o qual não podia ser utilizado por outro participante.

Calendário Enem 2016

O calendário para o próximo Enem deve ser divulgado somente em 2016.

Imagem: Divulgação

ENEM 2016. (Imagem: Divulgação)

Temas de redação do Enem

A redação tem muito peso na prova, pois o candidato que zerar na redação não pode utilizar a nota do Enem para os processos seletivos do MEC como o Sisu ou ProUni, por exemplo.

O tema da redação do Enem deste ano foi “a persistência da violência contra a mulher na sociedade brasileira”.

Guia para o Enem

O edital do Enem é um verdadeiro guia para aqueles que desejam fazer a prova. Nele estão contidas todas as informações sobre a prova, inscrições, gabaritos, calendário e datas.

Como se inscrever no Enem

Os documentos necessários para fazer a inscrição do Enem são CPF, identidade (RG) e um endereço de e-mail válido. O e-mail informado servirá para apenas um participante, é por ele que o Inep entra em contato com o participante.

Quem necessita de atendimentos especiais tem que informar durante a inscrição. O participante terá opções de atendimento especializado ou específico. Os que optarem pelo certificado de conclusão do ensino médio terão que informar sua pretensão no ato da inscrição.

Imagem: Divulgação

PROUNI. (Imagem: Divulgação)

Prouni e Enem

O Enem é a principal porta de acesso ao Prouni (Programa Universidade para Todos), iniciativa do Ministério da Educação (MEC) que contempla os melhores classificados no Exame com vagas ou bolsas de estudos em instituições públicas ou privadas de ensino superior.

Recomendados para você: