Enem 2018 – Como Montar um Cronograma de Estudos

Os jovens que estão se preparando para o ENEM devem investir muito em sua preparação, afinal a prova é muito difícil e tem o poder de lhes garantir o ingresso na universidade. A melhor forma de se preparar para o ENEM 2018 é montando um cronograma de estudos e, para isso, você precisará seguir alguns passos e dicas. Veja o que separamos para você a seguir.

ENEM 2018 – Calcule o seu Tempo Livre

É fundamental que você liste todas as tarefas que precisa fazer diariamente: ir para escola, trabalhar, ajudar nas tarefas de casa, entre outros. Assim você saberá exatamente em qual período do dia estará livre e quantas horas poderá dedicar ao estudo.

Além disso, com essa informação você poderá listar as matérias que irá estudar diariamente com mais facilidade, além de poder guardar um tempo para se divertir e fazer o que gosta.

ENEM 2018 – Liste as Matérias

O ENEM engloba muitas matérias. Dentro dos assuntos e das áreas de conhecimento estudadas durante o ensino médio, há centenas de disciplinas que precisam ser estudadas pelos estudantes. É claro que entre elas, há sempre aquelas que mais caem na prova, por isso você deve começar listando as matérias que mais caem no ENEM.

Liste as disciplinas uma por uma, dentro de cada área de conhecimento. Com isso você pode decidir qual área estudar por semana, as disciplinas que dará mais atenção no começo, entre outros fatores.

ENEM 2018 – Organize as Prioridades

Você deve estudar todas as matérias que listou, todas mesmo, mas é importante organizar suas prioridades. Se houver matérias que você possui mais dificuldade, comece por elas. Assim, depois de entender o assunto, você poderá passar para as matérias que possui mais facilidade.

Outra opção é dar prioridade às matérias mais difíceis da prova, estudar cada ponto, fazer exercícios e simulados, depois partir para a parte mais fácil. Cada pessoa possui suas prioridades, defina quais são para você.

ENEM 2018 – Organize a sua Rotina

Você precisará de organização para que consiga fazer todas suas tarefas e ainda estudar em casa, principalmente se deseja tempo para estudar todas as matérias listadas e revisá-las com calma. Defina horário para acordar e dormir, horário para suas refeições e os horários para estudar e resolver exercícios.

Tente manter os mesmos horários diariamente, assim o seu corpo irá se acostumar rapidamente com a rotina. Não deixe acumular exercícios e tarefas da escola, pois isso poderá prejudicar o seu desempenho.

ENEM 2018 – Revise as Matérias

Revisar as matérias é fundamental. Depois de terminar uma matéria completa, revise os pontos mais importantes. Você pode até fazer resumos das partes mais importantes de determinada matéria, para assim conferir sempre que quiser.

Quando terminar todas as matérias e a prova estiver se aproximando, revise-as diariamente. Escolha uma área de conhecimento para revisar a cada dia, assim você pode ir revisando e criando um ciclo.

Crie os resumos da forma como for melhor para você, mas é importante fazê-los à mão, pois enquanto escreve você estará aprendendo. Evite revisar o conteúdo no dia da prova, o ideal é descansar para o grande dia e não encher a cabeça com um monte de coisa. Estude o quanto puder antes do dia, faça simulados e exercícios, mas descanse e se alimente corretamente.

 

Recomendados para você: