Gabarito Enem 2016 – Resultado e Cálculo da Nota

Os alunos que fazem a prova do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) ficam ansiosos pela definição do gabarito oficial para checar se foram bem nas provas. Muitos procuram, assim que saem das provas, a divulgação e consulta às respostas das provas no Gabarito Enem 2016.

Há vários sites, confiáveis ou não, que oferecem gabaritos do Enem de forma rápida. Veja aqui como você pode ter acesso ao gabarito do Enem de forma oficial, tranquila e sem erros. Tire suas dúvidas sobre o Enem e saia na frente nesse processo.

Prova Enem 2016

As provas do Enem contêm perguntas sobre algumas áreas do conhecimento, que são: Linguagens, códigos e suas tecnologias; Matemática e suas tecnologias; Ciências da Natureza e suas tecnologias; e Ciências Humanas e suas tecnologias.

Cada uma destas áreas de aprendizado inclui uma prova com 45 questões cada. Assim, o Enem é composto por um total de 180 questões nos dois dias de prova, além da prova de redação.

gabarito-enem-2016

Gabarito Enem 2016 – Resultado e cálculo da nota. Imagem:divulgação

O aluno recebe, em cada dia, um caderno de provas, contendo 90 questões em cada um. Os cadernos são divididos em cores, explicadas em detalhes a seguir. Portanto, os cadernos incluem provas diferentes.

Com dois dias de prova, o segundo é destinado para a prova de redação, que tem o tempo previsto para a realização de 1hora e 30 minutos. Os alunos podem esperar um tema atual e com caráter dissertativo-argumentativo. A prova de redação do Enem 2016 está dentro da área de conhecimento de Linguagens, códigos e suas tecnologias.

 Gabarito Enem 2016

Oficialmente, o primeiro resultado oficial do Enem 2016 é enviado à público depois do terceiro dia útil do encerramento da realização das provas através do seu Gabarito Oficial no endereço eletrônico informado pelo Inep – Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira.

gabarito

Gabarito 2016. Imagem:divulgação

Os candidatos podem realizar a consulta ao gabarito Enem 2016 tendo em mãos a informação do CPF e a senha cadastrada na inscrição do participante. Lembre-se, para ter acesso ao gabarito, você precisa ter o número de inscrição do Enem e também a senha de acesso.

Devido fatores de segurança, os organizadores do Enem trazem a cada caderno de questões uma cor diferente. Na edição passada, os cadernos tinham as cores rosa, azul, branco e amarelo, todos com as mesmas questões de acordo com a sua área de conhecimentos, mas disponibilizadas de forma distinta. Portanto, fica assim:

  • Gabarito da Prova Rosa;
  • Gabarito da Prova Amarela;
  • Gabarito da Prova Cinza;
  • Gabarito da Prova Branca, e;
  • Gabarito da Prova Azul.
gabarito-enem-2016-resultado-e-calculo-da-nota

Gabarito Enem 2016 – Resultado e cálculo da nota. Imagem:divulgação

Como vários tipos de cadernos de provas sinalizadas por distintas cores, o Enem também divulgará 8 tipos diferentes de gabaritos. Por isso, é fundamental que o candidato decore as cores de seus respetivos cadernos de provas para saber em qual gabarito procurar as respostas. Ao pesquisar, lembre-se de selecionar o gabarito de acordo com a cor da sua prova.

Cálculo nota do Enem 2016

O gabarito final, que é também o resultado final do candidato, é elaborado pela soma da nota da prova de redação. Para fazer a correção o Inep adota a Teoria de Resposta ao item TRI, em que o número de questões corretas não interfere no resultado final. As inscrições serão feitas no portal oficial do Inep, como todo ano.

Resultado do Enem 2016

Confira o Gabarito Oficial do Enem 2016 ! Alunos poderão checar número de acertos; mas nota final só sai em janeiro.

 

Enem 2016

No dia 19 de outubro de 2016 foi divulgado, pelo responsável pela organização do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), o Inep, os locais de prova da edição 2016 da prova. O cartão de confirmação, incluindo essa informação, pode ser visto na página do participante.

As provas do Enem neste ano, ocorrerão nos dias 5 e 6 de novembro. Fique atento, pois os horários informados no edital do Enem referem-se ao horário oficial de Brasília. Os portões irão fechar às 13h e as provas começam às 13h30, pontualmente.

O candidato que não entrar na local de prova antes de os portões serem fechados, não realizará a prova. Devido ao horário de verão, o horário local de fechamento dos portões é diferente no país.

Confira a lista completa de estados, segundo o horário local de fechamento:

13h (horário local)

Distrito Federal

Espírito Santo

Goiás

Minas Gerais

Paraná

Rio de Janeiro

Rio Grande do Sul

Santa Catarina

São Paulo

12h (horário local)

Alagoas

Amapá

Bahia

Ceará

Maranhão

Mato Grosso

Mato Grosso do Sul

Pará

Paraíba

Pernambuco

Piauí

Rio Grande do Norte

Sergipe

Tocantins

11h (horário local)

Amazonas

Rondônia

Roraima

10h (horário local)

Acre

Recomendados para você: