O que posso fazer com a nota do Enem

ENEM – EXAME NACIONAL DO ENSINO MÉDIA

Na maioria dos casos, quem faz as provas do Exame Nacional do Ensino Médio tem como objetivo tirar boas notas para tentar uma vaga nas instituições de ensino superior da rede pública que substituíram o tradicional vestibular pelo Enem, como forma de seleção de novos alunos.

A Universidade Federal de Minas Gerais é uma das universidades que seleciona novos alunos por meio das notas do Enem (Foto: Divulgação)

Para participar dessa seleção, é necessário ter feito a edição do exame no anterior, sem zerar a nota da redação, e se inscrever no Sistema de Seleção Unificada (Sisu), plataforma que divulga as vagas oferecidas nas universidades públicas participantes, selecionando os estudantes por meio do desempenho no Enem.

Realizado duas vezes por ano, sendo uma no início do primeiro semestre e outra no início do segundo semestre, o Sisu é apenas uma das várias utilidades da nota do Enem. E se você vive se perguntando o que posso fazer com a nota do Enem, confira as informações a seguir.

As principais utilidades da nota do Enem

Para pleitear as bolsas de estudo do ProUni, o requisito básico é ter participado do Enem (Foto: Divulgação)

Além de permitir a disputa por uma vaga no ensino superior, através do Sisu, as notas do Enem também podem ser utilizadas para tentar uma vaga em cursos técnicos gratuitos, por meio do Sistema de Seleção Unificada da Educação Profissional e Tecnológica.

O programa, conhecido como Sisutec, oferece vagas gratuitas em cursos profissionalizantes ministrados por instituições públicas e privadas de ensino superior e de educação profissional e tecnológica, como institutos federais, Senai, Senac, etc.

Com o resultado do Enem, também é possível obter o certificado do ensino médio, caso você tenha mais de 18 anos de idade e ainda não concluiu o segundo grau. Basta fazer essa opção durante a inscrição para o exame e obter pelo menos 450 pontos em cada uma das áreas das provas objetivas, além de 500 pontos, no mínimo, na redação.

Outras coisas que posso fazer com a nota do Enem

Para estudar no exterior através do programa Ciência sem Fronteiras, o candidato também deve ter feito o Enem (Foto: Divulgação)

Se você está em busca de uma bolsa de estudo no ensino superior, através do Programa Universidade para Todos, saiba que participar do Enem é o requisito básico para se inscrever no ProUni.

Para concorrer às bolsas integrais, o interessado deve ter renda familiar mensal de até um salário mínimo e meio por pessoa, enquanto para as bolsas parciais (50%), o estudante deve ter renda familiar mensal de até três salários mínimos por pessoa, além de cumprir outros requisitos.

O Fies, financiamento concedido a estudantes matriculados em universidades privadas, também tem como exigência a participação no Enem, assim como o Ciência sem Fronteiras, programa que concede bolsas para estudar no exterior. Nesse último caso, o candidato precisa ter obtido ao menos 600 pontos no exame.

Recomendados para você:

1 Comentário

  1. Everton disse:

    Olá gostaria de uma informação,eu vou fazer o enen ģostaria de saber se posso usar a nota pra concluir meus estudos desde agradeço. .

Comente (será moderado)