PROUNI 2017 – Nota de Corte e Inscrições

Inciativa criada pelo governo federal no ano de 2005 e promulgado pela lei n° 11.096 de 13 de Janeiro de 2005, e concede bolsas de estudos de 50% a 100% em instituições privadas, para cursos de graduação ou formação especifica como tecnólogos, o PROUNI (Programa Universidade para Todos) é uma iniciativa do governo para que todos tenham oportunidade de possuir um diploma de nível superior.

prouni-2017

Prouni 2017. Imagem:divulgação

O PROUNI é destinado a pessoas que não possuam diploma de nível superior, e que tenham prestado o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) no ano de 2016, e atingir pontuação mínima 450 pontos na prova objetiva e nota maior que zero na redação, além de que, para concorrer às bolsas de estudos o candidato deve possuir algumas características ou possuir algumas condições, tais como.

  • Possuir um salário mínimo e meio por pessoa como renda bruta familiar para bolsas de 100%
  • Para bolsas de 50% deve possuir até três salários mínimos por pessoa como renda bruta familiar
  • Cursado o ensino médio em escola da rede pública, ou cursado em rede particular como bolsista integral.
  • Possuir algum tipo de deficiência
  • Ser professor da rede pública, em atuação, porem este concorrerá exclusivamente a cursos de licenciaturas.

As inscrições para o PROUNI 2017 ocorrerão no inicio de Janeiro de 2017, em data divulgada posteriormente no próprio site, e é necessário possuir o numero de inscrição e senha do ENEM 2016, depois efetuar a inscrição no site do PROUNI através do endereço eletrônico http://siteprouni.mec.gov.br/.

Prouni Inscrições 2017

Estudantes poderão se inscrever para o ProUni entre 30 de janeiro a 2 de fevereiro. Pode se inscrever o estudante que não tenha diploma de curso superior e que tenha feito Enem, com no mínimo 450 pontos na média das notas e com nota acima de zero na redação.

Como Saber a Nota no ENEM?

O gabarito da prova do ENEM 2016 é disponibilizado após três dias úteis a aplicação das provas objetivas e redação, e para saber a nota individual, é necessário entrar no site do ENEM com numero da inscrição e senha para conferir os resultados, que estarão disponíveis a partir do dia 18 de Janeiro de 2017.

prouni-2017

Prouni 2017. Imagem:divulgação

Desta forma, após acessar a área do candidato é possível visualizar o desempenho pelas áreas aplicadas nas provas, como as ciências humanas, natureza, linguagem, matemática e redação.

Acesse e saiba mais informações: Passo a passo para ver sua nota do ENEM 2016!

Qual a nota de corte do PROUNI?

A nota de corte do PROUNI 2017 é de 450 pontos na prova objetiva e nota maior que zero na redação, porem esta nota de corte é atualizada diariamente, é aconselhavam que o candidato fique de olho no site para acompanhar as atualizações.

prouni-2017

Prouni 2017. Imagem:divulgação

Mas isso, entretanto não garante uma vaga na Universidade, pois alguns cursos mais concorridos podem possuir nota de corte com 800 pontos como medicina e 770 pontos como Administração.

Acesse e saiba mais informações: Enem 2017 – Inscrições

Como funciona o PROUNI?

Após possuir os 450 pontos na prova objetiva e nota maior que zero na redação do ENEM 2016, o candidato deve entrar no site do PROUNI e realizar o cadastro, que poderá ser através do processo seletivo normal ou para bolsas remanescentes, e poderá escolher até 05 opções de curso, instituição, turnos (dados que podem ser alterado posteriormente, caso o candidato tenha interesse).

Depois de feita a inscrição no PROUNI 2017, é feita uma seleção através das notas obtidas no ENEM 2016, após isso, a instituição realiza uma pré-seleção onde o candidato deverá comparecer a instituição e apresentar os documentos que comprovem os dados fornecidos na ficha de inscrição.

prouni-2017

Prouni 2017. Imagem:divulgação

Os candidatos aprovados devem apresentar durante o curso, o mínimo 75% de aproveitamento das disciplinas por semestre letivo para permanecer como bolsista pelo programa PROUNI.

Sabendo de todas as facilidades, não perca a oportunidade de possuir uma graduação, através do site acesse o site http://siteprouni.mec.gov.br/ é possível obter mais informações sobre o programa PROUNI, sobre a utilização do ENEM 2016, ou qualquer dúvida sobre notas de corte, então não perca a chance de possuir seu sonho concretizado.

Recomendados para você: