Resultado Enem 2016 e Fies 2017!

 

Os gabaritos das provas objetivas serão divulgados na página do Inep, no endereço eletrônico http://portal.inep.gov.br/enem e no aplicativo do Enem, até o terceiro dia útil seguinte ao de realização das últimas provas.

Os Participantes poderão acessar os resultados individuais da edição do Enem 2016, em data a ser posteriormente divulgada, mediante inserção do número de inscrição e senha ou CPF e senha.

Com a chegada de 2017 muitos estudantes estão atentos às novidades sobre o ENEM do ano anterior. Isso porque é agora em janeiro que o resultado do exame é divulgado para milhares de brasileiros e são liberadas as vagas para diversos programas como SISU, PROUNI e FIES. Com esse resultado os jovens podem se inscrever no curso desejado, seja ele superior ou técnico, e ainda obter o certificado do ensino médio.

O resultado do Enem 2016 está sendo muito aguardado em todo o país, veja a seguir quando ele será liberado e como acessá-lo.

Resultado Enem 2016 e Fies 2017!

Resultado Enem 2016 e Fies 2017!

Enem 2016

O Exame Nacional do Ensino Médio – ENEM – é aplicado todos os anos no país inteiro, sendo realizado por jovens, adultos e idosos com objetivos diferentes. Uns fazem com o objetivo de entrar na universidade, outros com o desejo de terminar o ensino médio e outros apenas para testar os seus conhecimentos. Durante dois dias são aplicadas 180 questões que envolvem todas as áreas de conhecimento estudadas durante o ensino médio.

Na semana seguinte à prova, o gabarito oficial é liberado, mas somente com ele não é possível saber como você se saiu. Cada questão vale um X no Enem, algumas são mais valiosas, outras menos. Quais delas você acertou ou errou fazem a total diferença, por isso o resultado exato só é obtido com a liberação das notas em janeiro de cada ano.

Resultado Enem 2016

O resultado do Enem 2016 está previsto para ser lançado no dia 19 de janeiro de 2017. Nesse dia, os candidatos podem voltar a acessar a página do participante, informar o seu CPF e a senha, para poderem ter acesso ao resultado. Serão mostradas 5 notas: cada uma equivale à nota obtida naquela área e na redação.

Para saber a média é preciso calcular todas as notas e dividi-las por 5. O resultado obtido é a sua média no ENEM. A média é o que conta na hora de se inscrever para a universidade e demais cursos. Ela é usada por vários programas com o objetivo de selecionar e classificar os melhores estudantes do país.

FIES 2017

O FIES é um dos programas que adere à média do ENEM para classificar os seus candidatos. Ele é um Financiamento Estudantil com o objetivo de ajudar os jovens a entrarem na graduação privada. Você só consegue aderir ao FIES se estiver matriculado em uma instituição privada de ensino superior e atender aos demais requisitos, como ter obtido uma nota igual ou maior que 450 pontos no Enem e não ter zerado a redação.

Com o financiamento você irá arcar com as mensalidades do curso apenas depois de já estar formado e com uma boa estabilidade financeira. O financiamento cobre 100% do seu curso e a partir de 2015 os juros passaram a ser de 6,5% ao ano.

Inscrições FIES 2017

Qualquer um que preencha os requisitos pode se inscrever no FIES, pois agora é possível aderir ao financiamento em qualquer época do ano. As inscrições podem ser feitas somente pelo site http://sisfiesportal.mec.gov.br/, mediante informações e dados pessoais. Depois, o candidato precisa seguir o passo a passo de acordo com o seu financiamento.

Para ter direito ao FIES, o estudante não pode ser beneficiário de uma bolsa do PROUNI, seja ela integral ou parcial, nem possuir uma renda familiar mensal maior que 2,5 salários mínimos. Além disso, aqueles que já foram beneficiados com o financiamento também não podem aderir novamente, nem aqueles estudantes com a matrícula trancada.

Inscrições FIES 2017

Inscrições FIES 2017

Nota de Corte FIES 2017

Como você viu, um dos requisitos para que o jovem possa se candidatar ao FIES é obter uma nova igual ou maior que 450 pontos no Enem e não ter zerado a redação. No entanto, dependendo do seu curso, a nota de corte pode ser maior. Por isso é fundamental que você pesquise com a universidade qual a nota de corte ideal para o curso desejado.

Após o primeiro processo seletivo de inscrições, o MEC disponibiliza as notas de corte dos alunos que são beneficiados com o FIES; dessa forma você tem conhecimento de quais são as suas chances e de qual nota necessita conseguir para garantir o seu financiamento. As inscrições para 2017 devem iniciar até março.

 

Recomendados para você: