Resultado Enem 2016 já tem data prevista!

Os gabaritos das provas objetivas serão divulgados na página do Inep, no endereço eletrônico http://portal.inep.gov.br/enem e no aplicativo do Enem, até o terceiro dia útil seguinte ao de realização das últimas provas.

Os Participantes poderão acessar os resultados individuais da edição do Enem 2016, em data a ser posteriormente divulgada, mediante inserção do número de inscrição e senha ou CPF e senha.

Tudo sobre o Resultado ENEM 2016

O ENEM – Exame Nacional do Ensino Médio – foi criado pelo Governo Federal para avaliar a qualidade do ensino nas escolas públicas e particulares do Brasil. A prova engloba diferentes conhecimentos ensinados no ensino médio, além de redação.

resultado-enem-2016

Resultado Enem 2016. Imagem:divulgação

Com a criação do Prouni, em 2005, o ENEM passou a funcionar como a nota utilizada para nivelar candidatos a vagas em faculdades privadas de todo o Brasil. Com a nota final sendo maior que 450 nas questões gerais e maior que zero na redação é possível se inscrever e conseguir bolsas de 100% ou 50%.

Acesse e saiba mais informações: Passei no Enem, e agora?

Data prevista do Resultado ENEM 2016

Há dois resultados a serem divulgados do ENEM 2016. A prova este ano foi realizada na data prevista, dias 5 e 6 de novembro, apenas para uma parcela dos alunos, pois cerca de 271 mil estavam inscritos em escolas ocupadas por estudantes que protestavam contra a PEC do teto dos gastos e a reforma do ensino médio.

resultado-enem-2016

Resultado ENEM 2016. Imagem:divulgação

Uma nova data será anunciada para a aplicação do ENEM para o restante dos alunos, tudo indica que será no início do mês de dezembro.

De acordo com o INEP, órgão responsável pela avaliação, os resultados gerais das provas, ou seja, os gabaritos (pois são quatro cores de cadernos de respostas) são divulgados em até três dias após a realização dela. Eles ficam disponíveis no seguinte site: http://portal.inep.gov.br/enem e no aplicativo do ENEM para smartphones e tablets.

Resultado ENEM 2016 Individual

Já os resultados individuais, o INEP informa que serão divulgados em uma data posterior, que será informada através de comunicado no portal. O estudante que realizou devidamente a prova nos dois dias deverá utilizar seu número de inscrição, senha cadastrada e CPF para a consulta desses resultados.

resultado-enem-2016

Resultado ENEM 2016. Imagem:divulgação

Há a especulação de que os resultados individuais de cada participante já têm uma data prevista para sair: 19 de janeiro de 2017. Essa notícia está circulando desde a segunda semana de novembro, entretanto, o INEP e o MEC ainda não se pronunciaram sobre a veracidade.

Mesmo não havendo confirmação, dia 19 de janeiro é uma data totalmente provável tomando como base os dias de divulgação dos anos anteriores. Essa será a data única para todos os inscritos conferirem qual foi o rendimento, para aqueles que realizaram em novembro ou dezembro de 2016.

Acesse e saiba mais informações: Gabarito Enem 2016: Confira o Resultado!

O que fazer Resultados ENEM 2016

Os resultados ENEM 2016 são importantíssimos para o ingresso em universidades particulares e públicas. As instituições privadas utilizam a nota do aluno para cederem bolsas de estudos para quem não tem condições de pagar matrículas integrais. O aluno deve se inscrever no Prouni (Programa Universidade Para Todos) na data correta com seu login e senha do ENEM 2016 e solicitar uma vaga no curso e faculdade desejados.

resultado-enem-2016

Resultado ENEM 2016. Imagem:divulgação

As instituições públicas, que podem ser federais ou estaduais, podem utilizar a nota do ENEM como forma de substituir o vestibular próprio, dando a chance assim para o aluno ingressar somente com esse resultado. Algumas utilizam a nota como parte da avaliação, mas isso depende de faculdade para faculdade. O aluno, nesse caso, deve se inscrever no SISU (Sistema de Seleção Unificada) na data correta e solicitar uma vaga na faculdade e curso que escolher.

Outra maneira de utilizar o resultado ENEM 2016 é se inscrevendo no programa FIES (Fundo de Financiamento Estudantil). Dependendo da nota, o financiamento para o estudante pode ser facilitado.

resultado-enem-2016

Resultado ENEM 2016. Imagem:divulgação

Quem busca formação no ensino médio também pode prestar a prova para obter o tão sonhado “diploma” e concluir os estudos. É muito indicado para alunos que fazem supletivo, o conhecido EJA (Educação de Jovens e Adultos).

Além disso, há o programa de intercâmbio estudantil Ciências sem Fronteiras, mantido pelo governo federal, que visa beneficiar jovens já matriculados no ensino superior com bolsas de estudo no exterior. Vale para quem quer fazer mestrado ou doutorado lá fora também. Para participar será utilizada a nota do ENEM.

Recomendados para você: