Resultado Enem 2016

Quanto mais próximo ao Enem, mais nervosos vão ficando os alunos que irão fazer a prova, as dúvidas vão desde o tema da redação até o resultado da prova e as inscrições. Aqui nesse artigo você vai saber tudo sobre a divulgação das notas, e muito mais.

Qual a importância do Enem?

O Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) foi lançado pelo Governo Federal ainda na década de 1990, e desde então vem passando por grandes mudanças.

A prova é administrada pelo Ministério da Educação (MEC). Atualmente ele serve de passaporte de entrada para as universidades públicas, através do Sisu (Sistema de Seleção Unificada) ou para faculdades privadas, por meio do Prouni (Programa Universidade Para Todos), além disso, possibilita o diploma de conclusão do Ensino Médio, para quem tem mais de 18 anos e não se formou.

enem-2016

Enem. Imagem:divulgação

Todos os anos o Enem é bastante concorrido, contando com milhões de candidatos. Ele oferece vagas por todo o Brasil, sendo popular em todo o território nacional.

Como descobrir se fui aprovado no Enem?

Apesar de você conseguir acesso a gabaritos na internet, o resultado oficial do Enem costuma demorar, um tempo de muita angustia para as pessoas envolvidas nessa situação. Quando é divulgado, o resultado é amplamente divulgado pela mídia, e você pode conferir a sua nota através do site do MEC.

Acesse e saiba mais informações: O que fazer com a sua nota do Enem 2016?

Gabaritos Enem na internet

Uma boa opção para ter uma prévia de como foi no Enem é verificar os gabaritos na internet. Muitos sites enviam professores para a realização do Enem, que vivem a mesma experiência dos alunos, e depois se reúnem para conferir as respostas e montarem um gabarito.

gabarito

Resultado do Enem 2016. Imagem:divulgação

Esse procedimento é rápido, em algumas oportunidades menos de uma hora após o termino da prova já é possível encontrar os gabaritos na grande rede. Na maioria das vezes as respostas estão corretas, mas não é apenas o número de acertos que irá definir a sua nota.

Quantos dias levam para sair o resultado oficial?

A prova do Enem é realizada normalmente nos meses de novembro, mas o resultado oficial, só costuma sair no início de janeiro. Na melhor das hipóteses irá levar 45 dias para conhecer o resultado. Esse procedimento realmente é demorado, mas isso deve-se ao elevado número de participantes, pois são mais de 9 milhões de provas para conferir, e principalmente as redações, que são avaliadas por no mínimo dois especialistas.

Acesse e saiba mais informações: Nota de corte Arquitetura

Qual a etapa depois de ser aprovado?

O resultado oficial do Enem é divulgado logo no início de janeiro, e já tranquiliza os estudantes que conseguiram a nota mínima. Após isso, ainda no mesmo mês, são abertas as inscrições para o Prouni, Sisu e Fies (Financiamento Estudantil). São diversas possibilidades de conseguir uma bolsa.

prouni

Resultado Enem 2016. Imagem:divulgação

Inscrições no Prouni 2017

As inscrições para o Prouni serão realizadas duas vezes em 2017. A primeira delas acontece em janeiro, com vagas para o primeiro semestre letivo do ano, e também possui mais bolsas ofertadas. Já a segunda fase de inscrições ocorre nos meses de junho ou julho, contando com vagas para o segundo semestre do ano.

O Prouni também pode selecionar alunos na segunda chamada, pois muitos aprovados não conseguem comprovar a sua condição financeira junto à instituição onde ganhou o beneficio. As vagas são oferecidas em faculdades privadas, que trabalham em parceira com o Governo para atenderem as pessoas e ajudarem na realização dos seus sonhos.

Acesse e saiba mais informações: Enem prova e Gabarito 2016

Inscrições no Sisu 2017

Assim como o Prouni, as inscrições para o Sisu também são realizadas duas vezes por ano, em janeiro e depois em junho ou julho. Normalmente as inscrições do Sisu ocorrem antes do que para o Prouni.

sisu-2017

Sisu 2017. Imagem:divuglação

O Sisu oferece mais de 50% das vagas em universidades federais ou estaduais, mas normalmente, para conseguir uma vaga é mais difícil do que para o Prouni. Essa condição de conseguir a vaga acontece, pois as universidades públicas possuem notas maiores nos exames de qualificação, e com isso são mais visadas pelos alunos.

Acesse e saiba mais informações: Nota de corte Direito

Resultado Enem 2016

O Enem 2016 será realizado em todo o Brasil, contando com mais de 9 milhões de candidatos, dispostos a darem o seu melhor em busca do seu objetivo. Para ser aprovado é necessário tirar nota acima de 450 pontos, além de não tirar nota zero na redação.

Recomendados para você: