Segundo simulado Enem 2016

Falta um pouco mais de um mês para o Exame Nacional do Ensino Médio, o Enem, acontecer. Desde o início do ano a plataforma Hora do Enem vem oferecendo simulados para os estudantes treinarem seus conhecimentos e se preparem para a prova. Esses simulados vêm acontecendo de dois em dois meses, mas ultimamente o espaço entre eles têm diminuído. Isso acontece porque o exame está muito perto de acontecer e os jovens cada vez mais nervosos.

O último simulado ainda está para acontecer no próximo final de semana, no dia 8, e contará com uma novidade. Confira tudo sobre os simulados do Enem 2016 logo abaixo.

Como funcionam os simulados do ENEM

Os simulados do ENEM são aplicados através da plataforma Hora do Enem lançada pelo MEC em maio desse ano. Todos os candidatos que se inscreveram no Enem e são alunos do terceiro ano do ensino médio ganharam acesso ilimitado a todo o conteúdo da plataforma até a realização do exame.

simulados-enem-2016

Simulado Enem 2016. Imagem:divulgação

Quem se inscreveu na plataforma antes dos simulados começarem, não precisa se inscrever novamente para realizar as provas. Aqueles que não são inscritos na plataforma, mas gostariam de realizar o simulado precisam se inscrever em um determinado período.

Esse procedimento mudou no último simulado que aconteceu em setembro; ele foi o terceiro a ser realizado e foi aberto para todos os públicos, ou seja, não precisou de inscrição para realizá-lo. O que tudo indica é que o mesmo acontecerá no quarto e último simulado do ENEM, que irá acontecer nos dias 8 e 9 de outubro.

Acesse e saiba mais informações: Melhores dicas para a Redação do ENEM [assista a aula online GRÁTIS]

Processo de inscrição para os simulados

A plataforma de inscrição na Hora do Enem é muito fácil e simples. Você só precisa informar alguns dados básicos, como nome completo, data de nascimento e CPF e pronto!

Em poucos segundos você é redirecionado para a sua plataforma de estudos onde pode acessar as configurações, definir o curso que deseja realizar na universidade e o ritmo de estudos por dia. Também é possível conferir o seu andamento e tudo que você fizer ao longo dos dias.

simulados-enem

Segundo Simulado do Enem. Imagem:divulgação

Para se inscrever para o simulado você deve acessar a área com o título correspondente. Nessa página você encontrará todas as datas dos simulados e caso já tenha feito algum, poderá conferir o resultado.

Quando as inscrições para o simulado estiverem abertas você deve clicar nessa opção e fazer um pequeno cadastro. Depois é só acessar a plataforma no dia em que as questões serão liberadas.

Questões dos Simulados do Enem 2016

Nos três primeiros simulados os candidatos responderam a 80 questões no formato das provas do Enem, ao todo foram 20 questões para cada prova.

O simulado pode ser feito por, no máximo, quatro horas e não pode ser interrompido. Portanto, ao começar o simulado você não pode pausá-lo. Você pode realizar o simulado entre as datas em que as questões estiverem disponíveis e o resultado sai na hora.

hora-do-enem

Simulados do Enem. Imagem:divulgação

Você pode ver sua nota separadamente em cada área e também a média total de quanto você tiraria se fosse o Enem. Também é possível ver quantas questões acertou de cada matéria e ver se a sua média é suficiente para entrar no curso desejado.

A novidade do quarto simulado é que serão 180 questões e também será incluída a possibilidade de escolher entre espanhol ou inglês para responder as questões de língua estrangeira. Quem realizar o simulado pelo celular poderá conferir um ranking do curso desejado, com a nota de todos os outros candidatos que realizaram o simulado.

Acesse e saiba mais informações: 5 dicas infalíveis para tirar nota 1000 na redação do Enem

Datas dos Simulados do Enem

O primeiro simulado online do Enem foi realizado entre os dias 30 de abril e 1º de maio, sendo repetido nos dias 7 e 8. Segundo o MEC, mais de 710 mil estudantes participaram do primeiro simulado. O segundo simulado aconteceu entre os dias 25 de junho e 3 de julho, contando com mais de 300 mil participantes.

inscricoes-enem

Simulados do Enem. Imagem:divulgação

O terceiro simulado foi realizado no início de setembro e ainda não foi liberado quantas pessoas participaram. Com o Enem cada vez mais próximo, espera-se que um número grande de pessoas realize o último simulado para ter uma noção de como poderá se sair no dia da prova. O Enem 2016 será aplicado nos dias 5 e 6 de novembro.

Recomendados para você: