Tudo Sobre o ENEM 2018!

O ENEM 2018 já está dando dor de cabeça para milhares de estudantes brasileiros. Muitos já iniciaram o processo de preparação, no entanto a maioria dos cursinhos irão começar as aulas somente no meio do ano. Quem for fazer, já está dando jeito de se preparar estudando em casa. Quem for fazer o ENEM 2018, além de se preparar bastante, precisa estar ciente de como funciona o exame, quais são suas regras e o seu cronograma completo.

A seguir, descubra tudo sobre o ENEM 2018.

O que é o ENEM?

O Exame Nacional do Ensino Médio, nacionalmente conhecido como ENEM, trata-se de uma prova dividida em duas partes que possui questões de múltipla escolha sobre as matérias abordadas nos três anos do ensino médio, além de uma redação dissertativa-argumentativa.

Tudo Sobre o ENEM 2018! (Imagem: Divulgação)

Tudo Sobre o ENEM 2018! (Imagem: Divulgação)

O ENEM atualmente é usado como uma porta de entrada para a universidade: milhares de faculdades usam a nota dos candidatos para definir aqueles que serão selecionados para os seus cursos.

Quem Pode Participar do ENEM?

O ENEM pode ser realizado por qualquer brasileiro. Até a edição passada, ele era usado como porta de entrada na universidade e também como uma forma de obter o certificado de conclusão do ensino médio. No entanto, mudanças foram feitas e agora ele não pode mais ser usado por quem deseja concluir o ensino médio.

Portanto, o ENEM é mais indicado para jovens e adultos que têm como intuito ingressar na graduação, pós-graduação ou até mesmo em cursos técnicos profissionalizantes.

Tudo Sobre o ENEM 2018! (Imagem: Divulgação)

Tudo Sobre o ENEM 2018! (Imagem: Divulgação)

Calendário do ENEM 2018

O edital do ENEM 2018 já foi divulgado pelo INEP e nele todos os participantes podem obter todas as informações, assim como o calendário e o cronograma. Por exemplo, entre 2 e 11 de abril os interessados terão que solicitar a isenção da taxa de inscrição, assim como justificar a falta na edição passada, caso tenha solicitado a isenção e não tenha comparecido nos dias de prova. Somente dessa forma aqueles que não compareceram poderão obter a isenção novamente.

As inscrições devem acontecer entre 7 e 18 de maio, com o pagamento da taxa de inscrição devendo ser feito até o dia 23.

Acesse e saiba mais sobre: Inscrições Enem 2018!

Como Realizar a sua Inscrição no ENEM 2018

Para efetuar sua inscrição no ENEM 2018 é preciso acessar o site do INEP e clicar em “Página do Participante”. Logo depois será preciso informar o seu CPF, data de nascimento e selecionar a imagem correspondente.

Em seguida será necessário preencher os campos em branco com todos os seus dados pessoais, assim como responder ao questionário socioeconômico. No ato da inscrição os candidatos devem informar se precisarão de atendimento especializado no dia da prova.

Tudo Sobre o ENEM 2018! (Imagem: Divulgação)

Tudo Sobre o ENEM 2018! (Imagem: Divulgação)

Como Usar a sua Nota do ENEM

Você pode usar a sua nota do ENEM de diferentes formas. Ela é aceita em programas como SISU, onde você se candidata para cursos de graduação. Também pode ser usada no ProUni, onde você concorre a bolsas de 50% e 100% de desconto. A nota do ENEM também pode ser usada no FIES e no Educa Mais Brasil, sendo esse último ofertante de bolsas de estudo de até 70% de desconto.

Recomendados para você: